Praça Mirócles Veras

Dracaena reflexa Lam.

ASPARAGACEAE

Canção da Índia

É amplamente cultivada como planta ornamental e planta de casa, valorizada por suas folhas lineares ricamente coloridas, perenes, e caules grossos e irregulares. Possui um crescimento lento, atingindo até 3 m de altura. As flores são pequenas, agrupadas, geralmente brancas e extremamente perfumadas, aparecendo no meio do inverno. 

Nem as flores nem as frutas são especialmente vistosas. É uma das plantas usadas no Estudo de Ar Limpo da NASA e mostrou ajudar a remover o formaldeído. É um purificador de ar eficaz e está entre as melhores plantas para remoção de xileno e tricloroetileno. Elas são rústicas e quando podadas corretamente podem formar ótimas cercas vivas. Envasadas, elas podem ser utilizadas em ambientes internos, onde são muito apreciadas na decoração por sua beleza e tolerância às condições de baixa luminosidade.


                                                                                                                                                       

REFERÊNCIAS

PATRO, R. Pleomele - Dracaena reflexa. Jardineiro.net, 12 de agosto de 2013. Disponível em: https://www.jardineiro.net/plantas/pleomele-dracaena-reflexa.html Acesso em:  14 outubro de 2023.

 

      



Azadirachta indica A. Juss

MELIACEAE

Niim, amargosa


Nim é uma árvore que pode chegar a 30m de altura e 2,5 m de circunferência. Ademais é nativo em todo o subcontinente indiano, além de ser bastante conhecida em todo o mundo, apresenta em sua estrutura folhas pinada, folíolos 4-7 pares, sendo oposta ou subopostos. Depois de plantada seu frutos é macio e amarelo onde contém uma polpa envolvendo a semente da mesma, no entanto a arvore só começa a produzir fruto após 3 a 5 anos. Além disso, possuem propriedades fungicidas, anti- bacterianas.


REFERÊNCIA

Nim (Neem) - Azadirachta indica A. Juss - A Árvore das Mil e uma Utilidades. Disponível em: https://www.gov.br/fundaj/pt-br/destaques/observa-fundaj-itens/observa-fundaj/plantas-xerofilas/nim-neem-azadirachta-indica-a-juss-a-arvore-das-mil-e-uma-utilidades. Acesso em 14 de Outubro de 2023.

 

 

 

 

 

Cycas revoluta Thunb.

CYCADACEAE

Cica, palmeira-sagu



A cica se parece com uma pequena palmeira. Suas folhas são longas, rígidas e brilhantes, compostos por folíolos pontiagudos. É uma planta dióica, de origem pré-histórica, com crescimento bastante lento, o que a torna muito valorizada no mercado. Quanto mais velho o exemplar, maior valor alcança.

Os ovários, que ficam protegidos no topo da planta fêmea durante a floração, são muito difíceis de serem polinizados, desta forma, praticamente 100% dos frutos obtidos no jardim residencial são estéreis. As plantas do sexo masculino são raras em cultivo. No paisagismo, vai bem como planta isolada e em conjuntos no jardim ou em vasos.

Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em terra de jardim enriquecida com composto orgânico e areia, formando uma mistura leve e permeável. As regas devem ser regulares. É muito rústica, mas pode ficar suscetível a cochonilhas em locais de pouca luminosidade.

Multiplica-se por separação das mudas formadas entorno da planta mãe. A multiplicação por sementes é muito difícil e só é interessante comercialmente, pois exige tecnologia e pessoal especializado.


 

REFERÊNCIAS

FERREIRA, L. E. A., et al. Intoxicação por palmeira-sagu (Cycas revoluta) em bovinos no Agreste de Pernambuco. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, v. 10, n. 2, p. 328-333, 2015.


 

 

 

 Thuja orientalis L.

CUPREASSACEAE 

Pinheirinho


Também conhecida como tuia-compacta, ela é originada da china e Ásia Ocidental, sendo uma espécie monoica, com um crescimento lento, é uma planta baixa, arvoreta ou arbusto com até 12 cm de altura, comumente com vários troncos a partir de sua base revestido por casca fina marrom-avermelhada.

REFERÊNCIAS

CORREA, L. Platycladus orientalis- árvore da vida. Biologia da paisagem. 2022. Disponível em:< https://biologiadapaisagem.com.br/2022/04/20/platycladus-orientalis-arvore-da-vida/Acesso em; 14 de outubro de 2023.

 

Com um aspecto colunas quando ainda jovem, normalmente suas folhas são verdes, triangulares e estão dispostas em planos verticais.  A partir das flores femininas forma-se frutos ovoides, carnosos e verde azulados quando jovens. É uma das espécies tradicionais no paisagismo, principalmente do Sul e Sudeste do Brasil, de forma, isolada ou em grupos (renques).



















 

 


Post a Comment