Mangifera indica L.
Anacardiaceae
Mangueira
A mangueira (Mangifera indica), pertence à família Anacardiaceae. A árvore é perene com altura de aproximadamente 5 m, sua vegetação é permanente, com folhas simples, alternas, lanceoladas, coriáceas, de cor verde-escura quando desenvolvidas e violácea quando em desenvolvimento. A inflorescência origina-se das gemas terminais dos ramos, sendo uma panícula muito ramificada que pode ter de 200 a 15.000 flores. Na panícula existem dois tipos de flores, as perfeitas (hermafroditas) e as estaminadas (masculinas). As flores estaminadas não produzem frutos, pois somente possuem a parte masculina.
Curiosidade:
possuem utilidades medicinais como antialérgica, anti-inflamatória,
anti-diabética e antifúngica.
REFERÊNCIA: Horto botânico disponível em <https://museunacional.ufrj.br/hortobotanico/arvoresearbustos/mangiferaindica.html>. Acesso em: 21 out. 2023.
Pithecellobium
dulce (Roxb.) Benth
Fabaceae
Mata-fome
P.dulce, ou mata-fome como é conhecida no Brasil, é uma árvore que possui uma altura média entre 10 a 15 metros. Suas folhas são pinadas e organizadas em pares enfileirados que atingem 4 centímetros, seu tronco é espinhoso e suas flores possuem uma coloração branca perfumadas e podem medir cerca de 12 cm, essas flores produzem um legume, que quando maduro, adquire uma coloração rosa que se abre e expõe uma polpa doce.
Curiosidade: As sementes também são comestíveis, e usadas para extração de óleos, que equivalem a 10% de seu peso.
REFERÊNCIA:
Mata-Fome
(Pithecellobium dulce). Disponível em:
<https://www.biodiversity4all.org/taxa/166920-Pithecellobium-dulce>.
Acesso em: 22 oct. 2023.
Anacardium
occidentale L.
Anacardiaceae
Cajueiro
O cajueiro (Anacardium occidentale L.) é uma planta tropical nativa do Brasil, pertencente à família Anacardiaceae. Normalmente, o tronco é tortuoso e ramificado. As folhas podem ser rosadas ou verdes, dependendo da estação. O cajueiro alcança até 10m de altura e possui copa larga, com galhos que pendem até o solo. Em geral, o tronco é tortuoso e ramificado. Dependendo da época, as folhas podem ser róseas ou verdes. As condições ideais para o cultivo do caju são encontradas no litoral do Norte e do Nordeste, a partir do clima tropical e subtropical.
Curiosidade: Possui diversas utilidades
medicinais, sendo usado para auxiliar o sistema cardiovascular, controlar a
pressão arterial, atua até no combate a diabete entre outros.
REFERÊNCIA:
PATRO,
R. Caju - Anacardium occidentale. Disponível em: <http://www.jardineiro.net/plantas/caju-anacardium-occidentale.html>.
Acesso em: 23 out. 2023.
Syzygium malaccense (L.) Merr. &
L.M. Perry
Myrtaceae
geléia amarela, geléia comum, geléia indiana, geléia
real, geléia cítrica, geléia jambeiro
É uma árvore que pode atingir cerca de 15 metros de altura. Tem um tronco reto e folhas grandes e simples, verde-escuras, que podem atingir um comprimento máximo de 30 cm. As flores do Jambeiro destacam-se por apresentarem muitos estames vermelho-púrpura que formam uma espécie de pom-pom.
Curiosidade: Seus Frutos e folhas possuem diversos
usos, são utilizados na culinária, seus frutos possuem propriedades
antioxidantes e são ricos em óleos essenciais que podem ser utilizados como
fonte de aromas para alimentos e cosméticos.
REFERÊNCIA:
Jambo {Syzygium malaccense (L.) Merr. & L.M. Perry}. Disponível em: <http://www.aplantadavez.com.br/2016/01/jambo-syzygium-malaccense-l-merr-lm.html>. Acesso em: 23 out. 2023.
Azadirachta indica A. Juss
Meliaceae
hindi nīm, nim indiano
Neem Azadirachta indica A. Juss., comumente conhecida como neem e neem (do hindi nīm, também escrito neem de acordo com a transliteração inglesa), é uma árvore da família do neem, pertencente às famílias do mogno e do cedro. São árvores de grande porte com até 30 m de altura e até 2,5 m de diâmetro
Curiosidade: pode ser extraído do neem, das suas semenres, um óleo que ´´e conhecido como um repelente natural de insetos
REFERÊNCIA:
Disponível em:<Nim (Neem) - Azadirachta indica A. Juss - A Árvore das Mil e uma Utilidades — FUNDAJ (www.gov.br)>. Acesso em: 21 out. 2023
Postar um comentário